Quem Somos

Movimento Waynakay Brasil é uma associação sem finalidades lucrativas  e filiado à Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) e ao Movimento Waynakay Iberoamérica (MWy).

 

É formado por residentes e médicos de família que iniciaram suas atividades profissionais 5 anos ou menos do término da residência ou obtenção do título.

O que é a Waynakay Brasil?
"Waynakay"

"Waynakay" significa JUVENTUDE na língua quéchua, que é uma importante família de línguas indígenas da América do Sul, ainda hoje falada por cerca de dez milhões de pessoas de diversos grupos étnicos da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru ao longo dos Andes; sendo o idioma nativo mais falado na América do Sul.

Histórico

Em 03 de Novembro de 2012, durante o I Fórum Nacional de Residências em Medicina de Família e Comunidade foi criada a comissão diretora provisória do Movimento de Jovens Médicos de Família e Comunidade.

 

Durante o 12° Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade, no dia 1° de junho de 2013 houve a primeira assembleia e surgiu oficialmente o Movimento Waynakay Brasil, sendo formado seu primeiro Conselho Diretor.

Missão, Visão, Valores
Missão
Visão
Valores

Criar uma rede de apoio ao jovem médico de família e comunidade, mantendo um ambiente atraente e acolhedor que estimule a comunicação, o intercâmbio científico e acadêmico, o aperfeiçoamento profissional e as práticas de promoção e prevenção de saúde do jovem médico de família e comunidade.

Conquistar uma Medicina de Família e Comunidade protagonista no cenário brasileiro, reforçar a Atenção Primária à Saúde (APS) qualificada, com participação ativa dos jovens médicos de família e comunidade de todo o Brasil.

Baseados na honestidade, transparência e compromisso com jovens médicos de família e comunidade, almejando sempre a conquista de uma APS integral, longitudinal, acessível para todos os brasileiros e que exerça seu papel ordenador do sistema de saúde, de maneira apartidária com foco em seu real objetivo: o conceito mais amplo possível de saúde a todos.

Objetivos
  • Estabelecer uma rede de comunicação permanente entre os jovens médicos de família e comunidade através do uso das tecnologias de informação e atividades presenciais.

 

  • Promover o intercâmbio científico, técnico, cultural e social dos jovens médicos de família e comunidade.

 

  • Promover o intercâmbio acadêmico através de estágios em todo o território nacional e, através do Movimento Waynakay, em outros países.

  • Promover o aperfeiçoamento de desenvolvimento profissional contínuo dos jovens médicos de família e comunidade.

 

  • Estimular a produção científica.

 

  • Representar os seus associados junto ao Movimento Waynakay.

 

  • Promover atividades que visem à proteção e promoção à saúde dos jovens médicos de família e comunidade.

 

  • Promover o diálogo e colaborar com outras entidades relacionadas à medicina de família e comunidade e áreas afins.

 

  • Discutir e estabelecer avaliação crítica da APS em todos os seus atributos essenciais e derivados, nacional e internacionalmente, almejando a garantia de uma atuação adequada do jovem médico de família e de seu compromisso com todos aos que assiste.

.

Novo

Site,

mesmo ideal!

© 2015 por José Carlos Arrojo Júnior. 

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now